quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Harry Potter e a pedra filosofal

A pedra filosofal é o primeiro de uma saga com oito filmes do bruxinho mais querido do mundo, Harry Potter. Baseado no romance de mesmo título da escritora britânica J. K. Rowling. Dirigido por Chris Columbus e produzido por David Heyman, lançado em 2001 pela Warner Bros, com duração de 1h52 e com o gênero Aventura, estrelando Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Robbie Coltrane e Alan Rickman.
O mundo bruxo está em festa, o mais terrível dos feiticeiros, temido por toda sociedade bruxa, Voldemort, finalmente é derrotado. Um bebê com apenas meses de vida, sobrevive ao ataque do Lord das Trevas com apenas uma cicatriz em forma de raio na testa, e, misteriosamente acaba com os poderes de Voldemort, destruindo-o. Mesmo tendo perdido os seus pais Harry se torna famoso e é considerado como o menino-que-sobreviveu.
Orfão, Harry é levado para ser criado por seus únicos parentes vivos, a família Dursley. Professor Dumbledore e a professora McGonafall aguarda Hagrid na rua dos Alfineiros n°4, onde os Durleys moram. Hagrid traz Harry em sua moto voadora. Harry é deixado na porta dos Dursley com uma carta explicando qme ele é e quais os motivos que o levaram ali.


Anos se passam,e Harry agora com 10 anos, vive com os seus tios e seu primo obeso Duda. Harry é humilhado por seus tios, obrigado a dormir em um quarto debaixo de uma escada, que não verdade não passa de um guarda-casacos. O filme começa no dia de aniversário de Duda, a família vai ao zoológico para comemorar o aniversário do filho único. No zoológico, eles observam uma cobra que irrita Duda, pelo fato de ela não se mexer, bravos os três saem e fica apenas Harry observando a cobra, algo mágico acontece, a Harry consegue se comunicar com a cobra, o que faz ela reagir. Duda percebe que finalmente a cobra esta se “mexendo” e empurra Harry para ver a cobra. Duda se debruça sobre o vidro, que misteriosamente some, fazendo Duda cair dentro do laguinho da jaula e deixa a cobra fugir. Depois que a cobra escapa, o vidro volta ao seu lugar, prendendo Duda dentro da jaula. Os tios de Harry ficam bravos com ele, mas ele não sabe explicar o que aconteceu, só sabe que pareceu mágica.
Na manhã seguinte, algo surpreendente acontece, Harry que nunca recebeu uma carta em sua vida, recebe uma. Ao entra na cozinha para entregar as outras cartas ao seu tio, perde a sua carta, porque Duda toma e entrega ao pai que a rasga. Porém, mesmo tendo perdido a primeira carta, a mesma não para de chegar, mas seu tio destrói todas. Até que algo mágico acontece, milhões de cartas iguais direcionadas a Harry invadem a casa, soterrando-a, mesmo assim Harry não consegue ler a carta, pois seu tio o impede. Disposto a não deixar Harry ler a misteriosa carta, seu tio resolve levar a família toda para se esconder em uma casa na colina.
A mudança não foi suficiente para esconde Harry daqueles que o procuravam. Na madruga de aniversário de 11 anos de Harry, um homem enorme invade a casa em que ele estavam. O nome deste homem é Hagrid, o guarda chaves da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, para onde Harry irá. Ele conta a Harry quem realmente ele é e qual foi o verdadeiro motivo da morte de seus pais. Harry descobre que é um bruxo, e que seus pais morreram lutando contra o bruxo mais cruel do mundo e que ele foi aquele que o derrotou.


Com todas essas descobertas, Harry vai embora com Hagrid para sua nova vida, sua vida de bruxo. Ele finalmente lê a sua carta, carta que dizia que ele foi aceito em Hogwarts, e a sua lista de material escolar. Existe apenas um lugar onde ele pode achar todas as coisas que precisa para a nova escola, o beco diagonal. Juntos vão ao beco diagonal comprar o material, mas antes passam no banco bruxo, Gringotes para fazer uma retirada no cofre de Harry que ele nem sabia que existia, eles também passam no cofre de Hogwarts e retiram um pacote misterioso. Todo bruxo precisa de uma varinha, então Harry segue para a loja de Olivaras para comprar sua primeira varinha, a varinha que o escolheu, foi feito com uma pena de uma fênix que solto apenas duas penas, cuja segunda pena foi usada na confecção da varinha daquele-que-não-deve-ser-nomeado. Depois de comprada a varinha, Harry ganha seu primeiro presente de aniversário, uma coruja albina de Hagrid, que ele batiza como Edwiges.


Dias se passam, Chega finalmente o primeiro dia de aula de Harry, Hagrid o conduz até a estação de trem e o entrega a passagem de trem para a escola, o expresso Hogwarts sairá da plataforma 9 ¾. Harry percebe que não existe essa passagem e quando procura Hagrid para tirar a dúvida, este já havia sumido. Na tentativa de achar a plataforma correta, ele escuta uma mulher de cabelos ruivos acompanhadas por vários filhos falar algo sobre “trouxas” deduzindo automaticamente que ela era uma bruxa, ele a pergunta como chega na tal plataforma. Ela diz que ele deve atravessar no meio das plataformas 9 e 10, assim como seus ostros filhos fizeram. Harry atravessa a plataforma e chega onde queria, ele vê o trem e entra nele.


No vagão Harry senta com um dos filhos da tal mulher da plataforma, Rony Weasley que também está no primeiro ano. Quando Rony tenta lançar um feitiço em seu rato para torna-lo amarelo, um garota, Hermione Granger, entra e observa Rony lançar o feitiço que por fim não dá certo. Ela caçoa do feitiço do garoto e mostra como é aplicada em feitiços consertando o óculos de Harry com magia.


Eles chegam na escola e como de costumes os alunos do primeiro ano, acompanham Hagrid até o navio através de barcos. Antes de entrar no grande salão principal, os alunos foram recebidos pela professora Minerva McGonagall que os orientou sobre a seleção da casas, e saiu para ver se estava tudo pronto para o início da cerimônia. Enquanto os alunos estavam sozinhos, Draco Malfoy, um dos alunos do primeiro ano veio à frente da turma e cumprimentou Harry, disse a eles que existiam famílias de bruxos boas e ruins olhando para Rony para insultá-lo, estende a mão para Harry e se oferece para ajudá-lo a descobrir quem são os melhores bruxos segundo as famílias que pertencem, Harry fica bravo e responde que pode descobrir sozinho na tentativa de defender seu novo amigo.


Professora McGonagall retorna e conduz os novos alunos até a entrada do salão principal, a frente de todas as mesas do salão está um banquinho e um chapéu velho, este chapéu será o responsável pela divisão dos novos alunos às casas em que pertencerão. Rony, Hermione e Harry são enviados para Grifinória, enquanto Draco é enviado para Sonserina.


Finalmente o ano letivo na escola de bruxaria começa, Harry conhece seus professores, entre eles Severo Snape que já deixa claro que não gosta de seu novo aluno. Entre as novas aulas, uma conquista Harry, a aula de controle de vassouras. Na primeira aula de como pilotar vassoura, Neville Longbottom sofre um acidente e deixa cair o seu lembrol, a professora o leva para enfermagem, deixando o aviso de que o primeiro que tentar voar sem a supervisão dela será expulso. Draco pega o lembrol de Nevile e começa a se gabar diante da turma, e Harry manda que ele entregue o lembrol, para se aparecer Malfoy decola com a vassoura e desafia Harry a ir buscá-lo no alto, corajoso Harry desacata as regras e vai, mas Malfoy joga o lembrol o que faz Harry ter que voar mais rápido para pegá-lo antes que quebre. Quando Harry pega o lembrol, a professora McGonagall assisti da janela de sua sala e chama para uma conversinha. A conversa que a professora McGonagall que ter com Harry na verdade não é uma bronca e sim uma notícia ótima, junto com Olivio Whood, ela dá a notícia que devido a pegada extraordinário que Harry vez com o lembrol, ele é o novo apanhador do time da Grifinória.


Mais tarde depois do jantar, Harry, Rony e Hermione voltam para a sala comunal, porém com a mudança repentina de sentido da escada em que estavam, acabam indo para o terceiro andar que está totalmente proibido aos estudantes. Quando tentavam sair, escutaram a voz de Flitch o zelador e correram para não levar uma suspensão, se escondem em uma sala, e lá descobrem que tem um enorme cão de três cabeças defendendo um alçapão, quase devorados eles correm e vão para seus dormitórios. No dia seguinte, descobrem que tentaram roubar o cofre da escola em Gringotes, pelo jornal.


Nesse mesmo dia, Rony caçoa juntos com os amigos de Hermione, ela escuta e vai chorar no banheiro. Quando eles estão jantando, notam que Hermione não apareceu para comer, neste instante o professor Quirrell entra correndo no salão gritando, avisando que um trasgo entrou na escola e depois desmaia. Todos ficam desesperados e recebem ordens de voltar ao dormitório, mas Harry lembra que Hermione não sabe o que está acontecendo e decide ir junto com Rony procurá-la. Ao chegar próximo ao banheiro, percebem que o trasgo está lá e que Hermione corre perigo, os dois à salvam usando o feitiço “Vingardium Leviosa”. Quando os professores chegaram o trasgo já estava inconsciente.


Na manhã seguinte é o dia do grande jogo, logo no café da manhã, Harry recebe um grande presente, para ser apanhador do time da Grifinória, Harry precisa de uma vassoura, presente que ele ganha de sua professora McGonagall, uma nimbus 2000. Antes do jogo, Harry conta aos seus amigos Rony e Hermione, suas suspeitas sobre Snape. O grande jogo finalmente começa, logo de início o time da Sonserina mostra que jogar limpo não é ponto forte deles, alguns jogadores de Grifinória acabam sendo feridos e impossibilitados de continuar o jogo. Harry finalmente avista o pomo de ouro, e quando avança para pegá-lo, sua vassoura é azarada e ele tem que se segurar para não ser lançado ao chão. Hermione percebe que a vassoura está sendo azarada por Snape e com um feitiço acaba com os planos dele. Harry consegue capturar o pomo com a boca, e garante a vitória para o time da Grifinória.


Após o jogo em uma conversa com Hagrid, Harry fala sofre Fofo (o cão de três cabeças) e Hagrid sem querer solta que o cão está na escola para proteger algo. Harry fala que suspeita de Snape, e que acha que ele foi o responsável pela azaração em sua vassoura. Hagrid solta sem querer também que o que o cão está guardando só diz respeito a Dumbledore e Nicolau Flamel.
Finalmente chega o Natal, e Hermione viaja para casa para comemorar com seus pais, Harry e Rony continuam na escola, antes de ir Hermione deixa uma tarefa para os dois: pesquisar sobre Nicolau Flamel. Na manhã seguinte, manhã de Natal, os dois garotos descobrem que ganharam presentes de Natal. Harry ganha vários entre eles um agasalho feito por Molly, mãe de Rony, e a capa da invisibilidade de alguém oculto.


Harry usa seu novo presente, a capa, para invadir a área restrita da biblioteca para poder pesquisar sobre Flamel, mas acaba sendo inútil. Quando está voltando para a sala comunal, encontra Snape e Quirrell discutindo nos corredores da escola, Snape parecia amedrontar o professor Quirrell. Harry se assusta quando Flitch aparece e informa aos professores que há um aluno fora do quarto, ele corre e se esconde na primeira sala que acha. Nesta sala, Harry encontra um espelho mágico, um espelho que reflete a pessoa mostrando-o seu maior sonho, no caso de Harry, rever os pais. O espelho se torna uma forma de consolo à Harry, que começa a visitá-lo com mais freqüência, até um dia que é surpreendido por Alvo Dumbledore que explica a função do espelho, mostrar o maior desejo do coração daquele que o olha.


As festas de fim de ano se passam, e novamente o ano letivo começa na escola. Hermione volta de viagem, e já descobre quem é Nicolau Flamel e o que ele fez, ele foi o inventor da pedra filosofal, responsável de produzi o elixir da vida, que transforma aquele que o bebe em imortal. Juntos concluem que o algo secreto que Fofo protege é a pedra filosofal.
Com a descoberta da pedra filosofal, o trio resolve ir até a cabana de Hagrid para conseguir mais informações, mas quando chegam lá, vêem a mais nova aventura de Hagrid, o nascimento de um dragão norueguês. Malfoy os espia pela janela e Harry percebe, quando voltam para o castelo são surpreendidos pela prof° McGonagall, ela dá uma detenção aos quatro, isso mesmo, Malfoy também teve que pagar. A detenção eram acompanhar Hagrid em uma missão dentro da floresta proibida, procurar um unicórnio ferido.


Os cinco se dividem em grupos, Hagrid fica com Hermione e Rony, enquanto Harry fica com Draco e Canino. Potter e Malfoy acaba achando a criatura mágica ferida e em cima dela um ser não identificado sugando o sangue dele, Malfoy foge com medo e a criatura tenta atacar Harry que é salvo por um centauro chamado Firenze. O centauro explica a Harry, que aquela coisa que tentou ataca-lo era Voldemort que estava se alimentando de sangue de unicórnio para sobreviver, e que ele está a procura da pedra filosofal.


Eles concluem que Snape não quer a pedra para ele, e sim para Voldemort. Ambos decidem invadir o alçapão naquela noite. A noite chega, e enquanto estão saindo da sala comunal são surpreendidos por Nevile que tenta impedi-los, mas é derrotado por Hermione que lança um feitiço para imobilizá-lo. Eles chegam no terceiro andar, e quando entram na sala onde está Fofo, percebem que ele está dormindo pelo som de uma harpa enfeitiçada. Os três abrem o alçapão e quando estão prontos a pular, o cão acorda, pois a harpa parou de tocar. Ao pularem, eles caem numa enorme planta que serviu como cama para não se machucarem. Essa planta é uma das devesas do lugar, é o visgo do Diabo, ela irá sufocar aquele que cair nela, parem se livrar é necessário relaxar. Harry e Hermione conseguem escapar “relaxando” porém Rony não, é necessário um feitiço de Hermione para salvá-lo.


A segunda armadilha é uma sala com uma porta trancada e milhões de chaves voando, os garotos têm que pegar a chave certa e abrir a porta para passarem, mas ao tocar na vassoura que está lá para capturar a chave certa, todas criam vida própria e atacam o apanhador. Arry consegue pegar a chave correta e abre a porta para a próxima armadilha.


A terceira etapa é um jogo de xadrez bruxo, Rony usa a sua experiência nesse jogo para liderar o grupo, o três tomam o lugar de peças que estão faltando. Para passar pra próxima etapa, eles têm que vencer o jogo, Rony lidera e para vencerem o jogo, ele tem que se sacrificar. Hermione volta com Rony para levá-lo à enfermaria e Harry tem que prosseguir sozinho.


Finalmente Harry chega na última etapa, e onde esperava encontrar o professor Snape, ele encontra o professor Quirrell. Ele explica a Harry que foi ele a todo momento que tentou roubar a pedra filosofal, e que foi ele quem tentou matar Harry no jogo e Snape estava usando um contra-feitiço para salvá-lo. No centro da sala, atrás do professor está o espelho de Ojesed, Quirrell consegue enxergá-lo com a pedra na mão na frente do espelho, ele não sabe o que fazer, mas uma voz do além o ordena que use o menino. Harry vê a sua imagem refletida no espelho, a sua imagem está com a pedra e colocou à no bolso,e realmente a pedra se transportou para o bolso dele. Quirrell pergunta o que ele está vendo e ele conta uma mentira, mas a voz que dá ordens a Quirrell sabe que ele está mentindo e pede para falar pessoalmente com ele. A voz que orenava Quirrell era a voz de Voldemort que está alojado no corpo do professor, a túnica que ele usava na cabeça era para esconder a fase de Voldemort que está em sua nuca. Voldemort sabe que a pedra está no bolso de Harry e ordena que Quirrell pegue. Harry ainda possui poderes inexplicados que impedem Voldemort de agir, o toca de Potter na pele do professor faz com que ela vire pó, assim Harry derrota-o tocando-lhe.


Professor Quirrell é morto, mas a alma de Voldemort ainda não, ela consegue se livrar do corpo do professor e depois de ultrapassar o corpo de Harry foge, com o baque Harry desmaia com a pedra filosofal em uma das mãos. Harry acorda na ala hospitalar onde encontra o professor Dumbledore, ele explica que todos no mundo mágico já sabem do que aconteceu e que a pedra filosofal foi destruída. Alvo explica que Harry recebeu a pedra, porque a única forma de consegui-la era que uma pessoa que a quisesse sem intenção de usá-la poderia tirá-la do espelho. Quando Harry saí da ala hospitalar, seus grandes amigos, Hermione e Rony, estão do lado de fora o esperando.


O último dia de aula chega em Hogwarts, e a entrega da taça das casas é feita, a turma vencedora foi Sonserina, mas à devidos pontos dados em cima da hora por Dumbledore, Grifinória pula da última posição para a primeira, se tornando a grande campeã. Os alunos voltam para suas casas, mas deixam a promessa de que muita coisa ainda esta para acontecer.


Na minha opinião, esse primeiro filme da franquia Harry Potter é um dos melhores de toda saga, é um filme bom e objetivo, e de fácil compreensão. Como todo filme, ele tem prós e contras.
Os pontos negativos do filme são: alguns efeitos especiais e sem graça com o sapo de chocolate que foge pela janela, ele também deixa algumas perguntas sem respostas, como por exemplo, o fato de três crianças andarem por um castelo e não serem vistos, o que realmente aconteceu com os pais de Harry e outras, perguntas que serão respondidas apenas no decorrer da série, porém teve uma cena que eu realmente não gostei, a cena em que Hagrid conta a verdade sobre ser um bruxo a Harry; por mais que Harry tenha relutado um pouco a idéia, ele aceitou muito fácil algo que para um homem comum ou um trouxa (como se diz no filme) aceitasse, afinal, não é todo dia que alguém descobre ser um bruxo, pra mim a cena saiu um pouco forçada.
Mas também tem muitos pontos positivos, como o mundo bruxo criado, um ótimo enredo (embora com alguns erros), uma ótima atuação de todos os atores, ótimos efeitos especiais.
A idéia central na minha opinião é a força da amizade, e pra mim esta idéia foi muito bem passada pelo filme, a minha nota para este filme é 8.
Mas uma coisa é certa, Harry Potter e a pedra filosofal é um dos melhores filmes de nossa era, e é um filmão para toda família, eu recomendo!

2 comentários:

  1. Aiinn agora deu saudade desse filme. A primeira vez que assisti foi na 4° série, minha professorinha que passou, nem lembro o nome dela mais :S hehe Isso me faz lembrar que cresci com o harry, isso é muito importante!

    ResponderExcluir
  2. babyliss pro nano titanium curling iron - Titanium-Arts.com
    Manufacturer, Mgm, Product titanium mens ring of the iGaming brand, of babyliss pro titanium nipple rings nano titanium curling iron. titanium spork Manufacturer, Mgm, titanium oxide Product citizen super titanium armor of the iGaming brand, of babyliss pro nano Type: MgmProduct: UPC: 1000003828401

    ResponderExcluir